Entenda as diferenças básicas entre as gerações Y, X e baby boomers

Os contemporâneos da internet e da cultura digital são popularmente conhecidos como Geração Y e representam os jovens nascidos nas décadas de 80 e 90.

A GeraçãoY convive com computadores, internet, celulares, tablets, smartphones etc. desde seu nascimento, por isso são jovens que apresentam novas habilidades e características. Assim, selecionamos algumas fontes de informação sobre o assunto:

A geração Y nas organizações complexas: um estudo exploratório sobre a gestão dos jovens nas empresas

Autor: André Laizo dos Santos

Orientadora: Marisa Pereira Eboli

Dissertação de Mestrado da área de Administração defendida na FEAUSP em 2012. A dissertação tem por objetivo apresentar as principais características dos jovens da Geração Y que atuam em organizações complexas e apontar como os gestores conduzem estes jovens no cotidiano, aproveitando os pontos positivos e administrando as características não desejadas.

Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers

Autores: Elza Fátima Rosa Veloso, Joel Souza Dutra, Lina Eiko Nakata

O trabalho publicado no 32º EnANPAD de 2008 apresenta as diferenças de comportamento profissional das pessoas nascidas em diferentes épocas e tem como objetivo efetuar uma análise descritiva sobre a percepção das gerações Y, X e baby boomers sobre as competências das carreiras inteligentes.

Texto completo disponível na Biblioteca FEAUSP – CD 532

O processo evolutivo entre as gerações X, Y e baby boomers

Autores: Cristiane F. dos Santos, Marina Ariente, Marcos V. C. Diniz, Aline A. Dovigo

O trabalho foi publicado no 14º SEMEAD de 2011 e apresenta características relevantes das gerações X, Y e Baby Boomers, identificando o tipo de comportamento determinante em cada uma delas no que se refere à cultura
organizacional.

O objetivo do trabalho é apresentar as principais características da Geração Y e a influência das tecnologias da informação e da comunicação em suas vidas, principalmente das ferramentas de redes sociais, e os possíveis reflexos para as bibliotecas universitárias. Apresenta um quadro com uma síntese das principais características das gerações.

Vídeo que sintetiza as características das gerações (Y, X e baby boomers)

Infográfico sobre conflitos de gerações

Entenda mais sobre as gerações X, Y e Baby Boomers e saiba como gerenciar conflitos entre as gerações, melhorar o trabalho em equipe e a produtividade no ambiente de trabalho.

Textos que abordam o tema:

Dos baby boomers às gerações X e Y: engajamento, ousadia e inovação (IDG Now!)

Entenda melhor a Geração Y (Administradores)

Geração @: quem são e como se comportam (Administradores)

O poder nas mãos da geração Y (Exame)

Qual é a sua, geração Y? (Info)