Dejanir Henrique da Silva, aluno de mestrado da FEAUSP aprovado recentemente no programa de doutorado do MIT

“Acreditei no papel transformador que a educação tem e fiz disso um objetivo de vida”

Esta frase, dita por Dejanir Silva numa das diversas entrevistas concedidas desde que foi aprovado como aluno do MIT – Massachusetts Institute of Technology , traduz como o empenho pode vencer as dificuldades sociais.

Dejanir Henrique da Silva, graduado em Economia pela FEAUSP, está terminando o programa de mestrado também em Economia e já foi aceito para o doutorado no MIT em Boston.

O Blog bibliotecafea.com conversou com ele sobre sua trajetória de sucesso conquistada nos últimos sete anos.

1) Você estudou economia apesar do zero em matemática. Aprendeu inglês sozinho a partir da necessidade apresentada na graduação. Sua motivação vem das dificuldades?

As dificuldades fazem parte de qualquer desafio, ainda mais quando você se impõe objetivos ambiciosos. A idéia é tentar aprender com elas e seguir em frente. Mas confesso que esse é o tipo de coisa mais fácil de ser dita do que feita…

2) Estudar economia na FEA fez a diferença? Nossa Biblioteca foi importante nesse processo?

Sem dúvida, a minha experiência na FEA foi fantástica, eu procurei aproveitar o máximo que a experiência acadêmica nessa universidade tinha a me oferecer. Tenho certeza que não teria ido tão longe se não fosse a qualidade dos meus colegas e professores.

 A biblioteca foi parte importante desse processo também. Eu sempre achei que o aprendizado reside no seu contato com a literatura, com os livros. Eu me lembro de ter gasto várias carteirinhas da biblioteca durante o meu tempo na FEA…

3) Fale um pouco de sua dissertação que será defendida em breve?

A minha dissertação consiste de dois ensaios sobre a relação entre o preço do investimento e o processo de crescimento econômico. No primeiro, eu procuro entender porque o Brasil passou por um processo de elevação do preço dos bens de capital a partir da década de 70, justamente em um período em o preço relativo de máquinas e equipamentos cai no resto do mundo. A minha hipótese é que o processo de substituição de importações no setor de bens de capital promovido pelo II PND pode ter tido um papel importante nesse fenômeno. Nesse ensaio, tentamos analisar se um modelo macroeconômico com comércio internacional pode gerar padrões semelhantes ao observado nos dados.

 O segundo ensaio parte da observação de que o preço relativo do investimento é um importante determinante do nível de renda entre os países. Países que apresentam um maior preço relativo do investimento tendem a apresentar um nível de renda per capita menor. Inicialmente, pensava-se que isso era devido a distorções na decisão de investimento (como taxação, corrupção etc.). No entanto, a literatura empírica mostrou que essa não era uma explicação satisfatória. Nosso objetivo nesse ensaio era mostrar que em um mundo integrado através do comércio internacional, diferenças na qualificação da mão-de-obra, por exemplo, poderia explicar o que estaria causando em última instância a dispersão de preço relativo e de renda per capita.

 4) Qual será sua linha de pesquisa no MIT?

Apesar de não ter completamente definido qual vai ser minha linha de pesquisa no MIT, existem dois tópicos que eu tenho muita vontade de trabalhar atualmente:

 i) as interações entre o mercado financeiro e a macroeconomia, muito enfatizada desde o advento da última crise financeira;

ii) o estudo de política fiscal ótima. São dois tópicos que eu considero não apenas de grande importância teórica, mas também com um potencial para gerar implicações de política econômica.

5) Você hoje é considerado um aluno modelo. Que conselhos você dá para os jovens feanos?

Não sei se eu tenho conselhos a dar, mas o que eu tentei pessoalmente fazer foi tentar fomentar a minha curiosidade intelectual ao máximo e seguir perseguindo os meus sonhos sempre. Não acho que as conquistas venham de grandes coisas que fazemos, mas sim de buscar a excelência a cada dia.

Desejamos ao Dejanir muito sucesso nessa nova empreitada!

Confira também as entrevistas disponíveis nas páginas da Exame.com e ig.com.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s