Férias… que tal um best-seller acadêmico? (parte 1)

Aproveite as férias para ler um bom livro! A BibliotecaFEA recomenda alguns livros, do seu acervo, que une prazer e aprendizado e que figuram na lista dos mais vendidos no âmbito acadêmico.

658.314 C873o 10.ed.

O 8º hábito – Stephen R. Covey

Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes continuam relevantes, mas Covey afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais, em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas… um novo hábito. Esse 8º hábito é o de encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles. O livro o conduzirá até encontrar sua voz. Se o leitor assim quiser, ele também o levará a um grande aumento de sua influência, qualquer que seja sua posição – inspirando outros a quem prezamos –, sua equipe e sua organização a encontrarem suas vozes e aumentarem várias vezes sua eficácia, crescimento e impacto. O leitor descobrirá que essa influência e essa liderança nascem da escolha, não da posição ou do status.

658.802 K49e 19.ed.

A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

658.5 P847ec

Estratégia competitiva – Michael E. Porter

Este livro transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia em todo o mundo. Eletrizante em sua simplicidade, como tudo que causa grandes impactos, a análise de Porter da indústria captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz uma das mais importantes ferramentas competitivas já desenvolvidas: as três estratégias genéricas: custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico. O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custo relativo e preços relativos, integrando-a, desse modo, diretamente à lucratividade. Em quase duas décadas desde sua publicação, a concepção de Porter para a previsão do comportamento do competidor transformou a forma como as empresas vêem os concorrentes e deu origem à nova disciplina de avaliação do competidor. Ao trazer uma estrutura disciplinada para questionar como as firmas alcançam uma maior lucratividade, as idéias e os conceitos de Porter dão origem a uma visão sofisticada da competição; visão insuperável nas últimas décadas.

330.1915 L666f 12.ed.

Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta – Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner

O que é mais perigoso, uma arma ou uma piscina? O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum? Por que os traficantes de drogas moram com as mães? Qual a importância real dos pais? Que tipo de impacto teve o caso Roe x Wade, que levou à legalização do aborto nos Estados Unidos, sobre a criminalidade? Talvez essas não pareçam perguntas de um conomista, mas Steven D. Levitt não é um economista como os outros. Ele estuda a rotina e os enigmas da vida real – da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos – e suas conclusões costumam virar de cabeça para baixo o senso comum, geralmente a partir de uma montanha de dados e de uma pergunta simples nunca feita. Na verdade, quando se fazem as perguntas certas, o mundo é ainda mais interessante do que supomos.

330.1915 L666s

Superfreakonomics: o lado oculto do dia a dia – Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner

Os autores best-seller do New York Times estão de volta com mais insights inovadores neste tão esperado livro. Desta vez, o economista da Universidade de Chicago Steven Levitt e o premiado escritor Stephen Dubner nos trazem um livro inteiramente novo e mais provocativo que o anterior. Superfreakonomics possui um material nunca visto antes, baseado em pesquisas revolucionárias de Steven Levitt, que certamente mudará a forma como pensamos mais uma vez.

 

 

 

332.024 K61p 64.ed.

Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

O objetivo deste livro é partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.

Fonte: Elsevier.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s