Como obter o índice h e o levantamento de citações: ISI Web of Knowledge

A partir desta semana divulgaremos uma série de tutoriais com procedimentos de busca de citações nas bases de dados ISI Web of Knowledge, SCOPUS, SciELO e no Google Acadêmico.

O índice h, ou h-index, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos baseando-se nos artigos (papers) mais citados. Por exemplo, um pesquisador com h=5 tem 5 artigos publicados que receberam 5 ou mais citações.

Passo a passo: ISI Web of Knowledge

(base de dados disponível via VPN ou nos computadores da USP)

1) Digitar: www.isiknowledge.com (é necessário digitar o endereço);

2) Clicar em “Web of Science” (tópico 1), digitar o nome do pesquisador (sobrenome completo e as iniciais dos nomes acompanhada por asterisco como mostra o tópico 2) e clicar em “Search” (tópico 3);

3) Uma página com uma lista dos dados sobre o pesquisador selecionado será apresentada. Em cada referência é possível verificar a autoria (tópico 4) e o número de citações (tópico 5). Nessa tela também é possível filtrar (por categorias, áreas de assunto, tipos de documentos, etc.) e classificar (data de publicação, quantidade de vezes em que o pesquisador foi citado, etc.) os resultados da busca (tópicos 6 e 7 respectivamente);

4) Para obter o relatório completo de citações selecione a opção “Create Citation Report” (tópico 8). Ele apresentará gráficos e dados estatísticos relacionados às citações.

5) No relatório de citações é possível visualizar os itens publicados e o número de vezes que o pesquisador foi citado por ano e no total, obter a média de citações por ano, o índice h, etc.

 

Veja também: Como obter o índice h e o levantamento de citações: SCOPUS
Veja também: Como obter o índice h e o levantamento de citações: SciELO
Veja também: Como obter o levantamento de citações: Google Acadêmico
Veja também: Como obter o índice h: Google Acadêmico

3 comentários sobre “Como obter o índice h e o levantamento de citações: ISI Web of Knowledge

  1. Parabéns pela aula sobre os principais periódicos web. Segue aqui uma sugestão para apresentar a classificação e impacto das revistas pelo ínidce Qualis – Brasil. Me parece bem complicado entender o impacto da classificação Qualis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s