Como obter o índice h e o levantamento de citações: SciELO

SciELO é uma base de dados de acesso aberto.

O índice h, ou h-index, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos baseando-se nos artigos (papers) mais citados. Por exemplo, um pesquisador com h=5 tem 5 artigos publicados que receberam 5 ou mais citações.

Passo a passo: SciELO

1) Acesse o endereço: http://www.scielo.br

2) Se a página abrir em outro idioma clique em português (tópico 1) e depois em “pesquisa de artigo” (tópico 2);

3) Faça a pesquisa por autor, adicionando, ao formulário,  as variações do nome se necessário (tópicos 3, 4 e 5);

3) Visualizar a relação dos trabalhos publicados no SciELO. Em cada artigo clicar em “texto em português” para ter acesso ao artigo completo e obter o número de citações por artigo (tópico 6);

4) Clicar na seta “Indicadores” (tópico 7) e depois em “Citado por SciELO” (se não for possível acessar o link é porque  não existem citações para o artigo) (tópico 8);

5) Aparecerá uma lista com a(s) referência(s) dos artigos que citaram o trabalho (tópico 9).

No SciELO não há opção índice h por isso é necessário fazer o levantamento de forma manual. No exemplo dado abaixo (Celso Furtado), o pesquisador possui as seguintes quantidades de trabalhos e citações publicadas no SciELO:

Ano Artigos Citações
2003 1 3
2000 1 1
1992 1 0
1990 1 0

O índice h será igual ou maior ao número em que as linhas se cruzam. Por isso, neste caso o índice h = 1. O pesquisador tem pelo menos um trabalho publicado no SciELO com uma ou mais citações.