Como criar e iniciar sua biblioteca de pesquisas no Mendeley

ATENÇÃO: Acesse o tutorial atualizado no post “Mendeley – tutorial atualizado

Que tal uma ferramenta que faz a referência bibliográfica baseado nas normas e insere, automaticamente, as citações no texto?

Essa ferramenta se chama Mendeley e é um software acadêmico gratuito para gerir, partilhar, anotar, referenciar e citar artigos científicos e textos diversos. Além disso, funciona como uma rede social na qual podem ser criados grupos de pesquisas sobre temas de interesse, descobrir tendências de pesquisa, interagir com os pares e ligar-se a outros pesquisadores.

Ele funciona nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux e é possível acessar seus documentos pela Web, por meio de aplicativos instalados no iPhone, iPad ou no próprio desktop no seu computador, através do  download do programa.

A partir desta semana divulgaremos uma série de tutoriais para a utilização do Mendeley. Acompanhem!

Passo a passo Mendeley versão on-line e desktop:

1) Para iniciar sua biblioteca de pesquisas no Mendeley, primeiramente, é necessário se inscrever, gratuitamente, no site; você também pode usar sua identificação do Facebook para acessar o Mendeley (tópico 1).

2) A partir do cadastro, abrirá a tela “Get Mendeley” para o download do Mendeley na área de trabalho do seu computador (desktop – tópico 2). Para instalá-lo é só seguir o passo a passo indicado (tópico 3).

3) Para iniciar sua biblioteca no Mendeley, versão desktop, é possível importar seus documentos do Endnote, Zotero, Refworks e de outras ferramentas similares (tópico 4) e, também, acrescentar documentos em PDF do seu arquivo pessoal ao clicar em “Drag em drop your papers hear” (tópico 5).

4) Para acrescentar, a qualquer hora, novos documentos é só clicar na seta da opção “Add Documents” e em “Add Files…” (Tópico 6). É possível, ainda, adicionar pastas inteiras (“Add Folder”) e importar, automaticamente, seus PDFs (“Watch a Folder”).

5) Também é possível montar sua biblioteca Mendeley, por meio da versão on-line, para isso: clique em “Papers” (tópico 7) para pesquisar autores ou assuntos de interesse (tópico 8) – há, ainda, a opção busca avançada (tópico 9) –, depois, clique em “Save reference to library” para salvar os documentos escolhidos na sua biblioteca do Mendeley (tópico 10).

6) Os documentos selecionados irão aparecer reunidos em “My Library” (tópico 11) na versão on-line do Mendeley. Por meio da opção “View in Mendeley Desktop” (tópico 12) você abre o conteúdo da sua biblioteca on-line na versão desktop.

7) Para acrescentar documentos publicados, de sua autoria, na versão on-line do Mendeley, clique em “Add Document” (tópico 13), escolha onde salvar e o tipo de documento e preencha os campos solicitados (tópico 14). Para adicionar mais informações selecione “Additional Fields” e complete os outros campos (tópico 15).

8) Todos os documentos salvos na biblioteca Mendeley do desktop e na on-line podem ser transferidos e sincronizados para constarem nas duas versões, para isso basta clicar em “Sync Library” (tópico 16) na versão desktop.

Veja tutorial atualizado: Mendeley – tutorial atualizado

Veja também: Como gerir sua biblioteca no Mendeley

Veja também: Como inserir referências e citações por meio do Mendeley

Veja também: Como criar seu perfil e grupos no Mendeley

2 comentários sobre “Como criar e iniciar sua biblioteca de pesquisas no Mendeley

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s