Como gerir sua biblioteca no Mendeley

ATENÇÃO: Acesse o tutorial atualizado no post “Mendeley – tutorial atualizado

No post anterior ensinamos como criar e iniciar uma biblioteca no Mendeley.

Neste post, mostraremos algumas funcionalidades do Mendeley que ajudam a gerir sua biblioteca e aproveitar as potencialidades do programa.

Algumas Funcionalidades do Mendeley:

1) Web Importer (salva as referências diretamente da internet).

1.1) Para utilizar o Web Importer é necessário instalar o bookmarklet na barra do seu navegador (browser), para isso, vá em “My Library”, na versão on-line do Mendeley e clique em “Web Importer” (tópico 1), arraste o ícone “Import to Mendeley” para o seu navegador ou clique com o botão direito do mouse para salvá-lo na opção favoritos (o procedimento a ser adotado depende do sistema operacional do seu computador) (tópico 2).

1.2) Ao encontrar uma referência de interesse na internet é só clicar no marcador “Import to Mendeley” do seu navegador para que seja salvo na biblioteca do Mendeley (tópico 3). Aparecerá uma caixa para editar e salvar as informações do documento (tópico 4).

2) Organização e edição das informações e conteúdos

2.1) Ao selecionar um documento em “My Library”, na versão desktop (tópico 1), o Mendeley extrai, automaticamente, as informações do documento (tópico 2) e avisa quando as informações precisam de revisão: é possível optar por manter as informações (“Details are Correct”) ou fazer uma nova busca por informações no Google Acadêmico (“Search by Title”) (tópico 3). Por fim, se quiser editar ou preencher os campos, de forma manual, dê um clique no espaço abaixo das opções (Abstracts, Tags, Keywords etc.) ou nas informações existentes para abrir a caixa de edição (tópico 4).

2.1.1) Se possuir o número DOI de um artigo ele preenche automaticamente os campos (tópico 5).

2.2) Para organizar as informações da sua biblioteca é possível filtrar os documentos por autor, palavras-chave, tags e publicações (tópico 6).

2.2.1) Em “My Library” há algumas opções para guardar, organizar e classificar os documentos: ver todos os documentos (“All Documents”), os recentemente adicionados (“Recently Added”), os favoritos (“Favorites”) e minhas publicações (“My Publications”) (tópico 7). Para abrir novas pastas selecione “Create Folder…” e digite um título para a pasta, pode-se criar quantas pastas quiser. (tópico 8).

2.2.2) Clicando nas abas superiores é possível ordenar os documentos por autor (“Authors”), título (“Title”), ano (“Year”), local de publicação (“Published in”), data de cadastro no Mendeley (“Added”), pelos seus favoritos, pelos documentos marcados como lido e pelos que possuem PDF (tópico 9).

2.2.3) Pode-se marcar os documentos como lidos (tópico 10) e os seus favoritos (tópico 11). Para abrir o leitor de PDF integrado clique no ícone do PDF do documento desejado (tópico 12).

2.2.4) Para pesquisar nos seus próprios documentos preencha o campo “Type hear to search” e clique na lupa (tópico 13). Há várias possibilidades de busca: por autor, título, ano etc.

3) Leitor de PDF

3.1) No leitor de PDF da versão desktop, também, é possível fazer a pesquisa no texto integral (tópico 14).

3.2) Pode-se marcar o texto (“Highlights Text” – tópico 15), acrescentar notas (“Add Note” – tópico 16) e visualizá-las na opção “Notes” (tópico 17), selecionar partes do texto para copiá-lo no Word (“Select Text” – tópico 18) entre outras possibilidades.

Veja tutorial atualizado: Mendeley – tutorial atualizado

Veja também: Como criar e iniciar sua biblioteca de pesquisas no Mendeley

Veja também: Como inserir referências e citações por meio do Mendeley

Veja também: Como criar seu perfil e grupos no Mendeley

2 comentários sobre “Como gerir sua biblioteca no Mendeley

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s