Conheça nosso acervo – “O renascimento de uma potência?”

o renascimento de um...O livro “O renascimento de uma potência? A Rússia no século XXI” dá continuidade ao projeto de pesquisa sobre a Rússia como membro do BRICS realizada pelo IPEA e complementa o anteriormente publicado “Uma longa transição: vinte anos de transformações na Rússia” (noticiado por este Blog em 15/06/2011).

Convidamos a Profª Drª Lenina Pomeranz, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAUSP, considerada uma das maiores estudiosas da Rússia no Brasil, autora de um dos capítulos, para falar sobre o livro. Segue a resenha que ela especialmente elaborou para os nossos leitores.

“Os artigos reunidos neste segundo livro compõem os resultados da segunda fase da pesquisa e foram organizados em forma de capítulos referindo-se as questões de natureza estratégica enfrentadas atualmente pela Rússia pós-soviética, na sua busca pela reconquista da posição de potência detida pela URSS, como partícipe e protagonista dos acontecimentos mundiais.

Assim, é bastante explícito neste sentido, o capítulo escrito por Numa Mazat e Franklin Serrano, ambos professores do Instituto de Economia da UFRJ, que trata exatamente da geopolítica da Federação Russa em relação aos Estados Unidos e a Europa, destacando aspectos  de vulnerabilidade, cooperação e conflito do país em relação ao Ocidente.

Nesta mesma linha Gabriel Pessin Adam, membro do NERINT – Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing – USPM, campus Sul, trata da parceria estratégica da Rússia, como grande potência, com a China, outro país protagonista considerável  no cenário internacional.

André Gustavo de Miranda Pineli Alves, técnico de planejamento e pesquisa do IPEA e organizador do livro, trata, por sua vez, de avaliar as relações existentes entre o crescimento econômico russo e o papel que nele desempenham as exportações de petróleo do país, sabendo-se da posição internacional  da Rússia  no mercado internacional deste bem, como produtora e exportadora. A partir de um levantamento dos dados estatísticos significativos para análise, o autor busca responder à pergunta com a qual intitula o seu trabalho: “A Rússia sofre de doença holandesa?”.

Os dois capítulos remanescentes são de autores da nossa casa, a USP, professores Angelo Segrillo, do Departamento de História  e  Lenina Pomeranz, da FEAUSP.  Ambos os artigos fogem um pouco ao foco apontado anteriomente; mas somente no sentido do seu tratamento direto, porquanto abordam questões que dizem respeito a condições de inserção do país no cenário mundial.

O professor Angelo Segrillo aborda a questão da democracia na Rússia, fundamental para entender as suas características próprias e como a vê o mundo no qual o país pretende inserir, não se podendo  deixar de assinalar as restrições que existem, na análise de analistas ocidentais, sobre a natureza e o modo de funcionamento da democracia russa.

A professora Lenina Pomeranz busca analisar as condições mediante as quais a Rússia pode implementar o seu objetivo de modernização econômica, entendida esta como um processo de ajustamento estrutural no sentido de eliminar a sua dependência do petróleo e de inovar-se  ao nível do desenvolvimento tecnológico das economias mais avançadas.

Em síntese, trata-se de uma publicação que interessa especialmente aos estudiosos das relações internacionais, mas que abrange questões econômicas e políticas de um país importante no cenário internacional e com o qual o Brasil mantém relações comerciais, políticas e culturais importantes.”

Os dois livros citados encontram-se a disposição em nossa Biblioteca, venha consultá-los!

Localização: 338.947^L848
Localização: 338.947^L848
LOCALIZAÇÃO: 338.947^r394
Localização: 338.947^R394

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s