O que é o DOI?

DOI – Digital Object Identifier – é a sigla em inglês para Identificador Digital de Objetos. Ele é um código padrão único e exclusivo (composto de números e letras) que possibilita a criação de um link permanente de um documento digital publicado (como uma espécie de CPF do documento).

Uma vez atribuído um DOI, não se pode removê-lo ou alterá-lo. Ele possibilita que um documento digital seja encontrado, mesmo se a URL do periódico ou do site em que estiver seja alterado ou pare de funcionar. É utilizado, principalmente na área acadêmica, para identificação persistente e recuperação mais rápida e precisa dos artigos, trabalhos de eventos e outros documentos digitais (textos, áudios, vídeos, imagens, softwares).

As versões em pdf, html e impressas de um mesmo artigo compartilham um código DOI único.

O DOI é composto de duas partes:

DOI - composição
Fonte: Galoá

Primeira parte (prefixo): o número antes da barra contém o código de diretório que sempre é o 10 e o código de registro (atribuído por uma Agência de Registro – lista de Agências) que identifica a instituição responsável pelo depósito DOI.

Segunda parte (sufixo): é um identificador único do documento em si, definido pelo solicitante.

Como obter o DOI?

O DOI é pago e a instituição (universidade, editora etc.) deverá entrar em contato com uma Agência de Registro de código DOI. Cada Agência é diferente e livre para oferecer seu próprio modelo de negócio (lista de Agências).

Por exemplo, a CrossRef é a principal Agência de Registro da  International DOI Foundation (IDF), instituição responsável pela criação do DOI. Para obter um código DOI é preciso associar-se ao CrossRef e selecionar uma das nove categorias de assinatura baseadas na movimentação financeira da instituição relativa à publicação. Com isso receberá um prefixo DOI. Além da anuidade, haverá uma taxa para cada item depositado. Os valores estão disponíveis em Publisher Fees no site da CrossRef.

No Brasil temos o Galoá como primeira empresa brasileira credenciada como Sponsoring Entity do CrossRef. É possível solicitar um orçamento de DOI pelo site, eles ficam responsáveis por toda burocracia e pagamentos internacionais.

Como pesquisar um documento por meio do código DOI? 

Para recuperar um documento através do DOI existem dois caminhos:

1) Pelo site do DOI no campo “Resolve a DOI Name” e pelos buscadores oferecidos por algumas Agências de Registro. Exemplo: na agência CrossRef digita-se o código DOI no box “Metadata Search

DOI - search01_circle
Site DOI
DOI - search02_circle
Site CrossRef

2) Pelos motores de busca da internet (Google e outros)

DOI-search03_circle

Para mais informações sobre o DOI acesse o “Guia do usuário do DOI” do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Doi

Fontes:

BRITO, R. F. de et al. Guia do usuário do Digital Object Identifier. Brasília: Ibict, 2016. Disponível em <http://labcoat.ibict.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Guia-do-usu%C3%A1rio-do-DOI-online3.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.

BÜRGER, M. C.; CAREGNATO, S. CrossRef / DOI  nas revistas científicas. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/propesq1/sobrelinks/arquivos/DOI.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.

CROSSREF. Oxford, UK, 2015. Principal agência de registro da IDF. Disponível em: <http://www.crossref.org/>. Acesso em: 09 ago. 2016.

GALOÁ. Doi. Suporte on-line para diversas necessidades da área científica. Disponível em: <https://galoa.com.br/deposito-doi-crossref/o-que-doi-significado-conseguir-prefixo-doi#page-section-internal-doi-prefix>. Acesso em: 09 ago. 2016

INTERNATIONAL DOI FOUNDATION. DOI. Site oficial da instituição criadora do Digital Object Identifier. Disponível em: <http://www.doi.org/index.html>. Acesso em: 09 ago. 2016.

Um comentário sobre “O que é o DOI?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s