O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único e permanente para o autor, formado por 16 dígitos numéricos. Exemplo: 0000-0002-7135-9104.
Ele tem a finalidade de diferenciar um nome de autor de qualquer outro, ainda que exista homônimo ou que tenha sido publicado, citado e/ou indexado de formas variadas.
Normalmente, o padrão de apresentação do nome difere nas bases de dados. Por exemplo, em algumas bases, cadastra-se o sobrenome com os prenomes sem ponto (Grossman, SJ), em outras utiliza-se o sobrenome com os prenomes por extenso (Grossman, Sanford Jay) e isso pode ser um problema para a recuperação de informações de autoria e acadêmicas. Por meio do ORCID é possível padronizar e recuperar o nome de um autor (nome individual ou da instituição) independentemente das variações encontradas. Ele está para o autor assim como o DOI está para um documento digital.
A solicitação do ORCID é gratuita somente para os autores, para a padronização do nome de uma instituição o serviço é pago. A USP, até o momento, não possui seu ORCID iD.
Siga o passo a passo para saber como obter seu ORCID (download do arquivo):
Espera-se que, com o ORCID sendo adotado pelas diversas bases de dados e ferramentas acadêmicas, o problema de ambiguidade dos nomes de autor seja amenizado ou até mesmo solucionado.
Referências:
BIBLIOTECA CENTRAL UFRGS. ORCID: identificador digital que conecta as pesquisas aos seus autores: tutorial. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/blogdabc/tutorial-orcid/>. Acesso em: 12 set 2016.
ORCID: conectando pesquisas e pesquisadores. Disponível em: <http://orcid.org/>. Acesso em: 12 set. 2012.
SILVA, Eduardo Graziosi. ORCID integrado ao Currículo Lattes. In: ______. Mundo Bibliotecário. Disponível em: <https://mundobibliotecario.com.br/2016/08/12/orcid-integrado-ao-curriculo-lattes/>. Acesso em: 12 set. 2016.
SOARES, Suely de Brito Clemente. ORCID: passo a passo para obter o seu! In: ______. Content Mind. Disponível em: <http://www.contentmind.com.br/orcid/>. Acesso em: 12 set. 2016.
Considero ser algo importante o ORCID, segundo as explicações dadas. Contudo, considero os passos muito exigentes. O que pode dificultar a inscrição.
Olá Ana,
Concordamos com você, o ORCID é muito importante, mas infelizmente demanda tempo para adicionar suas informações. Esperamos que em breve haja mais interoperabilidade entre os sistemas, dessa forma, o conteúdo poderia ser acrescentado de forma automática. Imagina como seria bom poder acrescentar no ORCID o conteúdo do currículo Lattes?! Pensamos que esse é o caminho natural que devem seguir as ferramentas e as bases de conteúdos acadêmicos para que seja resolvido o problema da ambiguidade do nome do autor.
Um abraço!
Equipe do Blog