No último dia 03, a Acadêmica Brasileira de Letras elegeu o ocupante de sua cadeira de número 40, transformando em imortal o escritor e economista Edmar Lisboa Bacha.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ph.D em Economia na Universidade de Yale (EUA), lecionou economia em diversas universidades no Brasil e no exterior.
Participou da equipe econômica que instituiu o Plano Real durante o governo Itamar Franco e foi presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Ainda no setor público, foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No setor privado, atuou como consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos. Hoje, Bacha dirige o Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates que fundou no Rio de Janeiro.
O novo integrante da ABL é autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Sua última obra é Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes, lançada em 2013 pela Editora Civilização Brasileira
Conheça um pouco da obra de Edmar Lisboa Bacha disponível no acervo da Biblioteca da FEA.