Edmar Bacha – um economista na Academia Brasileira de Letras

age20161103143zNo último dia 03, a Acadêmica Brasileira de Letras elegeu o ocupante de sua cadeira de número 40, transformando em imortal o escritor e economista Edmar Lisboa Bacha.

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ph.D em Economia na Universidade de Yale (EUA), lecionou economia em diversas universidades no Brasil e no exterior.

Participou da equipe econômica que instituiu o  Plano Real durante o governo Itamar Franco e foi presidente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Ainda no setor público, foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No setor privado, atuou como consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos. Hoje, Bacha dirige o Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates que fundou no Rio de Janeiro.

O novo integrante da ABL é autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Sua última obra é Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes, lançada em 2013 pela Editora Civilização Brasileira

Conheça um pouco da obra de Edmar Lisboa Bacha disponível no acervo da Biblioteca da FEA.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s