Base de dados LexisNexis

workshop-lexisnexis
Workshop LexisNexis

No dia 29/11/ 2016, a Biblioteca FEA, juntamente com o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), organizou um Workshop sobre a base de dados LexisNexis® Academic. A base, até então desconhecida do público da FEA, foi apresentada por Thiago Barbosa da empresa LexisNexis.

A base foi criada em 1976 e possuía, inicialmente,  apenas conteúdo jurídico não brasileiro (Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, África do Sul, Austrália e Oriente Médio). Porém, na medida que foi crescendo, sua abrangência foi aumentando e, atualmente, sua área de cobertura contempla conteúdos de administração, economia e contábeis (além das áreas de direito, relações internacionais, comércio exterior, ciências biológicas, propriedade intelectual, patentes, jornalismo e interesse geral).

logo-lexisnexis-peqA base é multidisciplinar, tem abrangência micro e macro e nas áreas da FEA, apresenta, entre outros, o seguinte conteúdo:

• Dados financeiros detalhados sobre empresas públicas ou privadas;
  • Dados e bibliografias de CEOs e outras personalidades da área de negócios;
  • Registros e dados cadastrais de empresas e industrias;
  • Mapeamento de mercado;
  • Análise e relatórios setoriais;
  • Notícias e relatórios de análises políticas e econômicas dos países e de dados financeiros.

A maior parte desse conteúdo, entretanto, não corresponde a artigos no formato tradicional, mas sim, fontes coletadas via robô em materiais de acesso aberto disponíveis na internet e fontes de notícias reconhecidas e dados financeiros de fornecedores como a Reuters, Euromonitor, The Economist, O Estado de S. Paulo e muitos outros.

tela-lexisnexis
Tela inicial da base LexisNexis

Para acessar a base entre em “Bases de Dados A-Z” no site do SIBiUSP. Abrirá uma lista, em ordem alfabética, clique em LexisNexis.

O acesso pode ser feito pelos computadores presentes no piso superior da Biblioteca FEA ou por meio dos equipamentos pessoais, através do serviço de VPN.

Acompanhe sempre a programação de treinamentos da Biblioteca FEA pelo e-mail USP e pelos canais de comunicação da FEA e da Biblioteca (“A Semana na FEAUSP”, Facebook e Twitter), pois semestralmente, oferecemos treinamentos sobre bases de dados. O Workshop da LexisNexis já está na programação de 2017.