ProQuest organiza e disponibiliza gratuitamente recursos de pesquisa sobre covid-19

No atual cenário onde “apoio” é a palavra de ordem para conter a pandemia de covid-19, a comunidade científica mundial se une para entender e eliminar o vírus e suas consequências.

Em resposta ao ofício emitido pela CAPES no dia 20 de março, onde o presidente da fundação, Benedito Guimarães Aguiar Neto, solicita às editoras parceiras que ofereçam acesso gratuito a conteúdos relativos ao novo coronavírus, a ProQuest se apresentou como uma das organizações empenhadas em colaborar neste momento.

A editora preparou uma curadoria com os principais estudos e comentários de especialistas acerca do assunto, reunindo as principais entidades científicas do mundo, com conteúdo atualizado e baseado em evidências. Tudo isso oferecido em acesso aberto aos interessados. A página desenvolvida contém informações emergentes e passa por revisões com regularidade, facilitando a localização rápida de conteúdo confiável.

Adicionalmente, a ProQuest negociou os direitos autorais com mais de 120 editoras globais para a liberação de acesso e uso ilimitado de mais de 620 mil títulos de e-books. A princípio, o material estará livre até meados de junho. A lista dos editores participantes dessa ação pode ser visualizada aqui.

A última ação da editora foi a criação da base de dados Coronavirus Research Database que permite cientistas consultarem artigos em texto completo, dissertações e outros conteúdos relacionados ao coronavírus em um só lugar. Segundo a editora, a base de dados “economiza tempo e melhora os resultados”, pois concentra materiais não somente da ProQuest, como também de membros da International Association of Scientific, Technical, and Medical Publishers – incluindo British Medical Journal, Cambridge University Press, Elsevier, Emerald, Springer Nature e Taylor & Francis.

“Acreditamos que essas iniciativas, negociando com editoras científicas globais, são úteis para atender à atual demanda de conteúdo específico”, analisa Nilton Oliveira, diretor regional de vendas da ProQuest. O foco da assinatura da CAPES com a editora é voltado para Engenharias e Tecnologia, mas a organização teve a responsabilidade de contribuir com cientistas e profissionais brasileiros ligados à saúde.

Para verificar as bases de dados da editora indexadas no Portal de Periódicos CAPES, é preciso acessar a opção de consulta buscar base e inserir o termo de pesquisa “ProQuest”.

fonte: “Portal de Periódicos CAPES” – Alice Oliveira dos Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s