
Por Cacilda Luna
Na semana em que se comemorou o Dia da Consciência Negra, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares anunciou o lançamento de três cursos gratuitos para a comunidade negra. O primeiro curso é o MBA Executivo em Inovação e Gestão Estratégica de Negócios, que terá um investimento de R$ 625 mil. Em fase de captação de recursos, o curso depende de patrocinadores para ser implementado. As aulas serão dadas por professores de ambas as instituições. O anúncio foi feito durante uma live transmitida pela TV Zumbi, no último dia 18 de novembro, da qual participaram dirigentes e professores da FEAUSP e da UniPalmares.
Além do MBA Executivo, o Curso de Extensão sobre Gestão da Diversidade Racial Empresarial também depende de patrocínio. Seu investimento está estimado em R$ 75 mil. O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em desenvolver competências para atuar na gestão da diversidade racial empresarial.
O outro curso é o Laboratório de Inovação e Aceleração de Afroempreendimentos. Trata-se de uma jornada de inovação e afroempreendedorismo que contribuirá para a formação de empreendedores inovadores, além de fomentar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica e/ou inovadoras (startups) e iniciativas de corporate venture — investimentos de empresas estabelecidas em startups — preparando empreendedores negros para sua jornada de captação de capital de risco.

O lançamento dos cursos para a comunidade negra é fruto do acordo de cooperação acadêmica firmado em julho passado pela FEA e a UniPalmares. Na ocasião, as instituições anunciaram a criação de uma escola de negócios e empreendedorismo para jovens negros e o lançamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Economia, Gestão, Negócios e Diversidade Racial Empresarial. O objetivo dessa parceria é fomentar a inclusão do negro no mundo dos negócios, promovendo a capacitação de futuros empreendedores, além de criar lideranças para atuarem em postos de destaque nas empresas brasileiras e estrangeiras.
A professora da FEA e coordenadora do CEATS (Centro de Empreendedorismo Social da USP), Graziella Comini, disse que o Brasil tem uma dívida histórica com a população afrodescendente e que a Universidade ainda não conseguiu ter uma representação fiel da sociedade tanto em seu corpo discente quanto no corpo docente. “Esses cursos vêm para a gente dar conta de algo que não conseguimos enquanto sociedade”.
Sobre os objetivos dos cursos lançados pela FEA e UniPalmares, Comini ressaltou que é visível entre os estudantes universitários o interesse em empreender, ser donos de seu próprio negócio. “Esse é um MBA inovador, pois não conhecemos nenhum igual no país direcionado para a população negra. Vimos como necessidade colocarmos o conhecimento técnico de nossos professores, tanto da USP quanto da Zumbi dos Palmares, a serviço da sociedade, oferecendo a possibilidade para os jovens negros ampliarem sua visão de mundo, e oferecendo conhecimento para que possam ter maior mobilidade dentro das corporações”.
Segundo dados do IBGE, de 2019, apesar do Brasil possuir a maior população negra fora da África, o mercado de trabalho não reflete oportunidades para a equidade racial empresarial. Existem poucos negros em quadros executivos e falta de profissionais qualificados para ocupar cargos executivos dentro das empresas. “Com esses três cursos a gente dá nossa contribuição. Não queremos mais ouvir argumentos de que não existem executivos negros porque eles não têm preparo. Isso é falso. Então, a gente imagina que possamos eliminar esse aspecto e trabalhar para que esse ambiente corporativo seja efetivamente inclusivo”, concluiu Graziella Comini.