Exercícios de leitura

Publicado originalmente em 1980 na coleção O Baile das Quatro Artes, da Livraria Duas Cidades, Exercícios de leitura constitui um dos pontos mais altos do pensamento crítico brasileiro. Nos vinte e um ensaios aqui reunidos, Gilda de Mello e Souza aborda com exímia maestria questões de estética, literatura, teatro, cinema e artes plásticas, num movimento contínuo entre o caráter singular de cada obra e os códigos históricos e culturais que a sustentam.
Por meio de sua prosa viva, sempre atenta ao detalhe sensível, tanto frutos da alta cultura europeia — como Beckett, Fellini, Visconti — quanto as possibilidades do país em formação — nas reflexões de Mário de Andrade, na militância crítica de Paulo Emílio, nas conquistas e impasses do Cinema Novo, nos avanços e recuos da arte moderna no Brasil — são alvo de interpretações surpreendentes, que produzem no leitor o efeito de uma apaixonada iluminação.